terça-feira, 26 de abril de 2011

Dúvida: HD em Formato RAW como consertar?

Muitos dizem ser impossível consertar um HD que ficou no formato RAW (um formato que o Windows cria quando não consegue ler os arquivos) e então o HD (interno ou externo) fica inacessível. Aconteceu isso comigo ontem e fiquei desesperado pois meu HD externo de 500Gb estava lotado de backups de clientes e softwares importantes, buscando na internet não encontrei nenhuma solução que me agradesse pois odeio a solução dos amadores de sempre formatar e se algum técnico te diz isso de primeira procure outro!
Vou ensinar aqui de forma bem simples como resolver, você precisará de conhecimentos básicos de hardware ou contate um técnico/amigo para isso:


- Primeiramente se for um HD interno coloque como Slave e consiga outro HD para acessá-lo, se for externo é só espetar na usb.
- Vá em iniciar > executar (ou caixa de pesquisa Vista/Windows 7) e digite "cmd" > digite agora "chkdsk NOMEDAPARTIÇÃO: /x" esse comando vai forçar um chkdsk
- Depois baixe esse programa abençoado: TestDisk
- Abra o TestDisk (não precisa instalar) clique No Log, Options, Boot, Rebuid e escolha a partição que era o HD/pendrive/Externo no meu caso era NTFS.

Agora é aguardar porque demora muito dependendo do tamanho do HD, no meu caso levou mais de 15 horas, mas resolveu, voltou exatamente como eram as pastas e arquivos sem nenhum estrago. Qualquer dúvida peça uma consultoria pelos comentários que entramos em contato, é gratuito. :)

Abraços!

15 comentários:

  1. Olá, eu gostaria de te fazer uma pergunta sobre outro assunto. Eu tenho um notebook, e ele caiu no chão. Eu tentei ligar, e liga a luzinha do liga/desliga, liga a luzinha da bateria e um cadeadinho. Não aparece nada na tela, mais teve uma hora que a luz do cadeado sumiu, e apareceu uma tela, mas fica durante apenas 1seg e trava. As vezes some esta luz do cadeado, mais é muito de vez enquando. Oque pode ter acontecido?
    Eu estava lendo uma pergunta que voce respondeu no Yahoo, está aqui (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110210032533AAWGWiY), aconteceu parecido com ela. Mais as vezes como disse, esse cadeado somi, mais a tela so carrega um pouco, e trava, não chega a iniciar o Windows. Pode ter sido o chipset, ou outra coisa?
    se quizer mi enviar um email com a resposta eu fico muito agradecida gabriela.stb_9@hotmail.com! Desde já, Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    tenho um HD externo com vários backups da empresa onde trabalho e hj a tarde do nada ele não está mais sendo reconhecido pelo windows e quando é reconhecido nao abre nenhum arquivo e é definido pelowindows como sendo sistema RAW.

    tentei usar os passos que vc disse porem quando tento fazer um chkdsk aparece:
    Não é possível abrir o volume para acesso direto.

    E o test Disk não acha o hd externo apenas o do propio pc ao qual está conectado via usb.

    Gostaria que se possivel me ajudasse a resolver este problema pois existe arquivos muito importantes pra gente neste hd externo.


    desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Uilon faça um chkdsk utilizando o parametro /x e /r para forçar o chkdsk a ser feito, mas dependendo do tamanho do HD pode demorar até dias para finalizar e é muito importante que você não cancele esse chkdsk após iniciá-lo!
    Se não aparecer o local da partição (d:,f:,g:,h: e etc) clique com o botão direito em Meu Computador > Gerenciamento (Manage) > Gerenciamento de Disco (Disk Management) e veja qual o diretório setado para ele ou tente setar um.


    Abraços :)

    ResponderExcluir
  4. Ukoe(Conta Google) = Uilon ;D

    ja utilizei o /r, o /f e todos que conheço para analizar e reparar o hd,mas sempre aparece:
    Não é possível abrir o volume para acesso direto.


    conectei o hd externo em uma porta SATA e não reconhecia.

    esta semana ele reconheceu(Oba ESPERANÇAS :D), porem... quando abro o diretorio não existe arqiuvo nenhum nele.

    o Windows reconhece o tamanho do HD e quanto foi utilizado dele, mas não deicha fazer operação nenhuma(nem formatar), todas as ações retorna mensagem de erro dizendo que não pode acessar o HD.


    Baixei a versão mais nova do hirens'boot e testei TODOS os pregramas de backup e de recuperação de dados, mas nenhum funcionou.
    Alguns reconheceram que existeuma unidade conectada na placa mãe, porem não conseguem acessá-lo.


    ontem apareceu a seguinte mensagem no windows:
    O windows não conseguiu guardar todos os dados para ficheiro E:\$Mft.
    Os dados foram perdidos. Este erro pode ter sido causado por uma falha no hardware do seu computador ou por ligação de rede. tente guardar este ficheiro noutro local.

    Fiz varias pesquisas sobre a tal da MFT, e descobri que é responsavel pela inicialização do hd, mas não descobri como posso repara-la.

    Alguma ideia?

    Agradesso pela atenção.
    Se puder me ajudar.. po, sem palavras pra agradecer.
    Ps.: desculpa a mensagemlonga e os erros de português.

    ResponderExcluir
  5. Tenta acessar seu HD externo com um CD boot de algum sistema Linux, pois ele não usa essa partição de inialização do Windows MFT. Pela forma que está seu HD provavelmente você conseguirá apenas recuperar os arquivos porque o disco dele deve ter sido danificado...

    ResponderExcluir
  6. Chegou um hd externo hoje aqui na empresa com este mesmo problema do formato de RAW.
    1) conectei o hd no pc
    2) utilizei o cmd e chkdsk f: /r
    3) testdisk_win

    logo com 2 minutos de iniciado o programa,ele iniciou o hdd externo que nao estava sendo reconhecido. Otimo programa recomendo.
    everaldo_vicente@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. mano logo no chkdsk NOMEDAPARTIÇÃO: /x a partição voltou ao normal,vlwzão ^^

    ResponderExcluir
  8. Putz agora veio com esse aviso...
    Não é possível ler o fluxo de dados do diário de número de sequência da atualização (Usn) u.u

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelos comentários! Fico feliz em poder ajudá-los :)
    Quanto ao erro Yagami tente passar o programa que indiquei, ele arruma essas trilhas defeituosas.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, estou com esse problema tbm, eu consegui usar o chkdsk, porem o testDisk, abra e quando clico em No Log e fica "Please Wait" UM TEMPÃO E NÃO APARECE AS OUTRAS OPÇÕES, gostaria de saber se meu HD tem jeito ou não??
    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito de como está fisicamente seu HD, se ele caiu ou danificou fisicamente será bem difícil de recuperar. A solução apresentada aqui é para HD's que tenham sido corrompidos por desligamento, mal uso do scandisk ou algo relacionado a softwares. De qualquer forma quando eu recuperei o meu HD que houve isso (utilizo ele até hoje) demorou muito para terminar, inclusive tive que tentar mais de uma vez. Não desista ainda, tente passar o chkdsk completo novamente e o testdisk em seguida.
      Se conseguir tirar do Raw formate ele.

      Abraços!

      Excluir
  11. cara me ajuda aí...please!!!
    Meu Hd externo tá com esse msm problema, logo de cara qdo conecto ele no usb do meu note o Windows 7 já pede para formatar o mesmo, pois está em formato RAW.
    Tentei fazer os procedimentos que vc citou, porém qdo tento forçar um CheckDisk no cmd ele dá essa mensagem:
    'O tipo do sistema de arquivos é NTFS.
    'O primeiro setor de inicialização NTFS está ilegível ou corrompido.
    'Lendo o segundo setor de inicialização NTFS.
    'Não é possível determinar a versão do volume e seu estado. CHKDSK anulado.

    Tentei forçar o comando com o x e r mais os dois deram a mesma mensagem, esse Hd externo é do meu filho que ele usa pra rodar games do nintendo wii, nunca havíamos usado ele para outra coisa desde que compramos o hd já cheio de jogos, porém esses dias fui tirar alguns jogos desse HD que julgo ser mto violento para meu filho de oito anos, não consigo acessar...
    por favor me ajudem a resolver esse problema.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado amigão pela sua consultoria, pois a mesma foi de grande valia, na recuperação dos meus dados no HD Externo.

    ResponderExcluir
  13. bom dia, o meu hd externo é um seagate de 500 GB, eu deixei meu computador sozinho enquanto ele abaixava uma atualização do windows e fui dormir, no dia aseguinte apos a reinicialização o hd externo se encontrava em formato raw, tentei o comando "chkdsk g:/f", "chkdsk g:/r" e "chkdsk g:/x" e em todos deu a seguinte mensagem "chkdsk is no avaliable for RAW drives" e depois tentei o testedisk e conseguir copiar parte dos arquivos (ele parou de copiar sozinho falanto que n era possivel copiar os arquivos) e agora n consigo fazer nada, nem formatar o hd para ver se assim consigo recuperar os dados... por favor me de uma luz, são arquivos muito importantes para mim, sendo alguns impossives de reaver de outra forma.

    ResponderExcluir
  14. Não consigo executar o comando chkdisk [partição] /x, aparece uma mensagem escrito "o tipo de sistema de arquivos é RAW. o CHKDSK não está disponível para unidades RAW."

    Alguma outra solução?

    ResponderExcluir

Tire suas dúvidas ou nos conte se a solução deu certo! :)